Entrevista: Prognoise
- Grata surpresa conhecer a Prognoise, através da sua atual gravadora no brasil. como tem sido essa parceria?
Saudações a todos. Bem legal iniciar esse papo falando sobre MS. Estamos juntos desde o início do ano. Temos planos para o futuro próximo e ansiosos pelo lançamento do novo álbum, que já está sendo gravado. Estamos sempre trocando ideias sobre as possibilidades da Prognoise junto à MS e estamos com boa expectativa em relação ao futuro próximo.
- Acredito que ela preveja também, o lançamento de um novo álbum. isso já foi conversado?
Sim, de fato temos conversado sobre isso. no entanto, estamos ainda no processo de finalização de arranjos e início de gravação. estamos prestes a lançar o primeiro single do novo álbum, que já tem nome, mas que ainda vamos aguardar para divulgação.
- Não recebemos a versão em cd do “lacrimal”, ele teve tiragem física? qual a importância das mídias físicas para os membros da banda?
Ainda que vivamos hoje num mundo totalmente digital, o público do rock progressivo é fiel e um tanto quanto nostálgico. gostamos ainda de ter em mãos o produto físico, abrir as caixas, ver e ler os encartes, etc. por mais que as tiragens sejam pequenas, até porque a coisa se dá de forma totalmente independente, ainda achamos importante produzir nosso trabalho na forma de cd. foi extremamente gratificante recebermos fotos, por exemplo, de pessoas na europa com solar e lacrimal em mãos!
- “Lacrimal” é um material complexo, mas acredito que ele se enquadre mais dentro do progressivo. vocês também entendem desta forma?
Nosso objetivo é fazer rock progressivo. temos nossas influências do progressivo, mas também de outras vertentes, de épocas diferentes.... tudo isso acaba se mostrando nas composições. estamos catalogados num site especializado de rock progressivo internacional como “crossover prog”. isso parece representar bem nosso trabalho.
- A língua portuguesa foi utilizada em algumas letras do álbum. por qual razão escolheram por esta opção? vocês não acham que isso será um problema para “lacrimal” ser aceito no exterior?
Essa é uma pergunta que sempre nos fazem, e que achamos interessante sempre responder. as letras são sempre – ou quase sempre- pensadas em português, nosso idioma. é algo natural. no entanto, percebemos que algumas canções ficam melhores em inglês. no solar, apresentamos hanging garden, que agradou bastante e, de fato teve um belo alcance internacional. no solar também surgiram letras em inglês que originalmente foram concebidas em português. rola uma questão de metrificação também, que pode fazer com que uma letra fique “melhor” em inglês. mas o natural é sempre compor em português. sabemos sim, que tem gente que não se agrada muito com isso, mas consideramos que é possível produzir em nosso idioma, que é tão belo, né? no próximo álbum, teremos a primeira música composta originalmente em inglês. logo logo nosso público vai poder conferir.
- A produção ficou com a própria banda. porque não optaram por contratar um produtor de fora?
Trabalhamos com a produção da própria banda e também com os trabalhos do produtor Jeff Almeida, daqui de Porto Velho, mas que está morando e trabalhando em São Paulo. Poderiámos apresentar pelo menos dois motivos usarmos um produtor de fora: Uma é a questão financeira, visto que não temos apoio externo e todo o custo fica a cargo da banda. Outra situação é a de querer valorizar o trabalho dos artistas nossos. Acreditamos muito no trabalho do Jeff e gostamos muito do resultado que ele nos apresentou. Trabalhar com um produtor de fora para o futuro não está descartado, claro, mas não diríamos que é uma prioridade.
- “Túmulo” foi a faixa que mais gostei no trabalho de vocês. o que vocês podem falar sobre ela?
Um típico tema Prog. Totalmente influenciado pelos efeitos da pandemia. Ela foi composta no auge do lockdown e sob efeito das preocupações com as contaminações
- “Noite” é outro ponto alto com passagens bem complexas. Como se deu o processo de composição desta faixa?
Foi um tema composto inicialmente anos antes do lançamento e que foi complementado por ideias mais novas . Aqui temos uma influência forte do metal misturado com o prog.
- Já a letra da faixa-título foi a que mais me prendeu. Por causa dela, escutei essa faixa por diversas vezes pra pescar referências. Vocês são fãs de filmes de literatura? Essa faixa está conectada com alguma obra literária?
As letras sempre são criadas pelo nosso vocalista Zeno. Sim sempre tem muita influência literária, algo forte no prog também.
- Parabéns pelo trabalho, esperamos vê-los em muito breve...
Em breve teremos notícias, com um novo material de inéditas, portanto aguardem!!!!

Comentários
Postar um comentário